A equipe de Assistência Social, através de Glauciane Tavares e Edileuza Cavalcante estiveram no Distrito de Raposa, quando na oportunidade fizeram a entrega de uma cadeira de rodas, cumprindo assim, as determinações da Sra. Ozeny Fernandes, responsável pela pasta. Na oportunidade o Líder Comunitário, o Sr. Davi se fez presente representando sua comunidade.
A Professora e Advogada Edneuza Dantas, Coordenadora do Grupo Amor Exigente, realizou no último dia 20 de agosto do corrente, no Auditório Orieone Barreto, um palestra abordando o uso de drogas e suas conseqüências no meio social e familiar. O Grupo Amor Exigente trata da auto estima e mútua ajuda através, da coordenação pela metodologia de reuniões semanais, visto que a dependência química é uma doença que atinge a todos , em especial no âmbito familiar e também trabalhar as famílias, jovens e crianças, tendo em foco os doze princípios éticos e os doze princípios básicos. A palestra contou com as presenças de : Conselho Tutelar, CREAS, CRAS – Urbano, CRAS – Rural, Pro Jovem Adolescente, Polícia Militar, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, PETI, Guarda Municipal. O resultado foi de imediato, sendo agendada uma nova reunião para o próximo dia 25 de agosto, nas dependências do CRAS – Urbano, visando uma ação de impacto na prevenção e coibição do uso de drogas em nosso município, uma vez que tomou uma proporção muita alta, colocando em risco e vulnerabilidade, acentuando assim o alto índice de violência e criminalidade, tanto na área urbana, como na zona rural do nosso Município. Também foi discutida a possibilidade da implantação do Grupo Amor Exigente
Unidade Pública estatal, responsável pela oferta de atenções especializada de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
O que faz : Referenciamento e encaminhamento de situações de violação de direitos, vitimizações e agressões.
Acolhida e escuta individual.
Orientação e encaminhamento para rede socioassistencial de serviços especializados, atendendo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, em situação de risco pessoal e social.
O CREAS tem como objetivo fortalecer as redes sociais de apoio das famílias; Contribuir no combate e estigma e preconceitos; Prevenir o abandono e a institucionalização e Fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.
Equipe Responsável:
Joana D’arc varela – Coordenadora do CREAS
Micheline Menezes Lima – Psicóloga
Antônia Margareth Oliveira e Maria das Graças cruz – Assistentes Sociais
Flávia Katheinny Fernandes – Pedagoga
José Bastos da Silva Neto – educador Físico do CRAS Urbano, CRAS Rural e CREAS
Maria Cecília – estagiária de Psicologia
Endereço: Avenida Enéas Cavalcanti, 1345 – Centro – Ceará Mirim / RN.
Com a finalidade de avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social-SUAS, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou durante todo o dia desta quinta-feira 13/08 a VI Conferência Municipal de Assistência Social.
Um dos principais objetivos do evento, que foi aberto às 9h pelo prefeito Antônio Peixoto no auditório da Estação Cultural “Prefeito Roberto Varela”, foi o de avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, na perspectiva da participação e do controle social, e eleger delegados para a VII Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá em Natal até o próximo mês de outubro.
A conferência atraiu pessoas e entidades de diversos segmentos da sociedade civil organizada como: Conselho Tutelar, Clube de mães, Conselhos comunitários, Igrejas católica e evangélica, Câmara municipal, CREAS, CRAS, PETI, Projovem, Associação de deficientes físicos, gestores escolares, secretários municipais, entre outros.
Durante a abertura, o prefeito Antônio Peixoto, fez questão de ressaltar a importância do evento, principalmente pela não apenas de setores ligados ao governo, mas também de entidades da sociedade civil e a comunidade em geral. “Fico emocionado e feliz em saber que o povo tem despertado e tem procurado participar dessas ações realizadas pelo nosso governo”, ressalta o prefeito, enfatizando a participação popular no evento. “Essas conferências que este governo vem realizando não estariam surtindo seus efeitos se a participação popular não tivesse acontecendo”, diz.
Em relação ao tema abordado pela conferência, o prefeito também ressaltou a sua importância. “Tudo que está sendo discutido hoje aqui em relação a assistência social com certeza será levado às conferências estadual e nacional, para que, no próximos anos a gente possa aplicar, e aplicar bem, os recursos destinados à área de assistência social”, enfatiza o prefeito.
Um dos momentos mais importantes da conferência, foi a palestra proferida pela Coordenadora Estadual dos Gestores de Assistência Social- COEGEMAS/RN, a psicóloga Marisa Rodrigues da Silva, que apresentou um amplo relato sobre a participação e o controle social do Sistema Único de Assistência Social.
O foco principal do tema apresentado por Marisa Rodrigues, foi o de descobrir a capacidade dos usuários da assistência social e do Conselho Municipal na aprovação e deliberação de políticas públicas para a área, como também a questão do controle do orçamento e da gestão dessa política.
A palestrante também falou da importância da implementação do SUAS, que está inclusive amparada pela Constituição de 1988. “Tudo que o gestor municipal for executar dentro dessa política pública, precisa passar pelo crivo e orientação desse conselho, Daí, a importância da participação do conselho nesse contexto e instância da política pública”, relata a conferencista.
Marisa Rodrigues considerou como de grande importância para os municípios o SUAS, e explicou que essa implementação só foi possível graças à uma grande luta da assistência social. “Hoje, nós temos clareza na gestão da política de assistência social, sobre como atuar nessa política. O SUAS é o sistema onde trabalhamos a proteção social básica através dos CRAS, na prevenção de vulnerabilidade das famílias e segmentos como, crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais, como também é um sistema que define a ação da proteção especial de média e alta complexidade”, destaca a psicóloga Marisa Rodrigues.
Logo após a palestra, os participantes dividiram-se em grupos temáticos de trabalho para discutirem e apresentarem sugestões aos seguintes temas eixos: 01 – Democratização da gestão do SUAS, 02 – Os usuários e seus lugares no SUAS e os trabalhadores em relação ao protagonismo dos usuários, 03 – Bases para garantia do financiamento da assistência social: a justiça tributária que queremos.
Ao final do encontro, foram aprovadas várias diretrizes a serem apresentadas à VII Conferência Estadual de outubro, em Natal, entre as quais, destaque para: Levar ao conhecimento da população do interior do município co trabalho social do SUAS, Criação de uma coordenadoria Municipal da Mulher e das Minorias, Criação de orçamento participativo para a área da assistência social.
A conferência ainda elegeu seis delegados com seus respectivos suplentes, sendo 50% de órgãos governamentais e a outra metade de pessoas ligadas a órgãos da sociedade civil organizada.
A VI Conferência Municipal de Assistência Social ainda foi abrilhantada por duas grandes apresentações culturais. A primeira por um grupo de danças do Projovem Adolescente Coletivo de Muriu, e a segunda, uma encenação teatral pela equipe de apresentações culturais do PETI.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcia Martins, avalia como muito positivo o evento, pela elevada participação do público-alvo, correspondendo à todas as expectativas da Semthas. “Eu senti que foi uma conferência que vai surtir muitos efeitos positivos para o nosso município”, avalia Márcia Martins.
Já o secretário adjunto da Semthas, Manoel Eustáquio de Barros (Poti), que sentiu e justificou a ausência da secretária titular da pasta Ozeny Fernandes, também fez questão de ressaltar a importância da conferência. “Tudo que nós estamos fazendo ainda é muito pouco. Deveremos fazer mais, e acreditamos que faremos muito mais com o apoio de todos os que fazem este governo, especialmente o prefeito Peixoto que não tem negado esforços para instrumentalizar a secretaria de ação social, no cumprimento do seu dever”, revela o secretário adjunto, acrescentando. “Por tanto, foi um grande dia onde todos refletiram sobre a assistência social como política pública, direito do cidadão e dever do estado, e não mais uma política de assistencialismo. Essa é a reflexão maior”, finaliza Poty.
(Fonte blog: JORGE MOREIRA)
O Conselho Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Ceará Mirim, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, convida Vossa Senhoria a participar da IV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” que realiza-se-á no próximo dia 13 de agosto de
Na certeza de contar com Vossa Honrosa presença, elevamos votos de apreço estima.
Márcia Maria Martins da Silva Cardoso
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social
Ozeny da Cunha Fernandes
Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social
Sempre buscando melhor qualidade de vida a população carente do Município, a SEMTHAS, vem atendendo casos emergenciais através de doações, em especial aos que tiveram suas casas prejudicadas pelas últimas chuvas, como também apoiando chefes de famílias que buscam um trabalho alternativo para o sustento dos seus.
Prefeito Peixoto faz nova entrega de casas populares, desta vez na comunidade de Terra da Santa
Prefeito Peixoto entrega novas moradias em Terra da Santa (Foto: Divulgação)
“Agora estou feliz. Minha casa estava caindo e eu não tinha onde morar. Quero agradecer à Deus e ao prefeito Peixoto que me proporcionaram esse momento de alegria e felicidade”.
Foi dessa forma que Ivanildo Silva do Nascimento 26 anos, casado, pai de três filhos, agradeceu ao prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto/PR, pela entrega de casas populares à comunidade de Terra da Santa.
A entrega das chaves e dos termos de concessão de uso de oito casas à famílias carentes da comunidade de Terra da Santa, foi feita pelo prefeito Antônio Peixoto/PR, na última quarta-feira 29/07 dentro da programação alusiva aos 151 anos de emancipação política do município.
Foram entregues oito moradias, de um projeto de 36 para a comunidade, construídas em alvenaria, com recursos do Programa de Subsídio Habitacional-PSH, mais a contrapartida da prefeitura de Ceará-Mirim.
Para o prefeito Antônio Peixoto/PR, esse é um momento ímpar, de alegria, por saber que estão sendo beneficiadas famílias que realmente precisam de moradia digna.
Mas durante o ato da entrega, o prefeito fez questão de ressaltar que é um direito que eles têm, porém, não podem vender, trocar, alugar ou fazer qualquer negócio com os imóveis por um período de seis anos, sob pena das moradias serem repassadas para outras famílias carentes.
“Isso a gente não pode deixar de dizer, porque a gente tem de conscientizar as pessoas à valorizar o que é seu, o que é recebido de direito. Isso nós estamos fazendo, e ficamos felizes por estarmos vendo que as coisas estão acontecendo na nossa administração”, enfatiza o prefeito.
Com a entrega das moradias, a prefeitura de Ceará-Mirim dar continuidade ao trabalho de erradicação das casas de taipa e redução do déficit habitacional no município.
Semana passada, outras 15 unidades habitacionais foram entregues pelo prefeito na comunidade de Várzea de Dentro.
Ao final do ato de entrega das moradias em Terra da Santa, o prefeito Peixoto aproveitou o momento para anunciar a comunidade que, logo que se consolide o fim das chuvas de inverno, a prefeitura irá iniciar o trabalho de recuperação das estradas em todo o município.
(fonte blog Jorge Moreira)