segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bolsa Família



O Programa Bolsa Família é considerado a ação mais importante na área social, é o programa de transferência de renda em que apoia qualquer família em situação de risco de vulnerabilidade social, caracterizando uma política pública e assegurando o principio de universalização dos direitos . São acompanhados por cumprimentos de exigências : na saúde ( acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes), educação ( matricula e freqüência escolar mensal mínima de 85%, todas as crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos ), assistência social ( freqüência de 855 no serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo Peti, crianças e adolescentes de até 15 anos, beneficiários do Peti/PBF).
os problemas vivenciados pelas famílias em situação de pobreza não se resumem à escassez de renda monetária, estando em sua grande maioria associado ao reduzido exercício dos seus direitos como cidadãos e às poucas oportunidades a que têm acesso para melhoria de sua qualidade de vida. Mais de 80% dos adultos ( acima de25 anos ) que compõem as famílias do Programa Bolsa Família possuem baixa escolarização: 16.7 são analfabetos e 65.4 % não concluíram o Ensino Fundamental, o que dificulta sobremaneira o acesso a melhores oportunidades de emprego e geração de renda.
O acompanhamento das condicionalidades permite ao poder público mapear os principais problemas vivenciados pelas famílias pobre, estejam eles relacionados à oferta dos serviços ou a dinâmica sociofamiliar, identificar as áreas e os casos de maior vulnerabilidade, construindo assim os diagnósticos sociais com base nas informações obtidas.Esse processo representa uma importante aproximação entre o poder público e as famílias mais vulneráveis, visando apoiá –las na superação de suas vulnerabilidades e das condições socioecônomicas associadas à pobreza.
Em nosso município ( Ceará Mirim ) temos um total de 9.086 beneficiários em que essa transferência de renda aumentou o dinheiro em circulação do município, estimulando a economia local.

OBS: As famílias que faz mais de dois anos e que não atualizaram seus cadastros, comparecer a SEMTHAS para a atualização de seus dados e, assim evitar o bloqueio do beneficio. Agradece a Coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário